sábado, junho 26, 2010

Terapia nas Redes Sociais

Ilustração: Cah Felix

Algumas coisas me espantam nas redes sociais. Uma delas é a forma como as pessoas expõem suas intimidades. Você subiria em uma caixa na Avenida Paulista, ligaria um megafone e berraria seus sentimentos a quem quisesse ouvir? Coisas do tipo: “Ei, todo mundo aí. Saibam que me separei daquele mequetrefe. Espiem minhas fotos. Estou linda, feliz e muito bem acompanhada. E você, mequetrefe, principalmente você, saiba disso”.

Estou convencida de que as redes sociais nos obriga a um tipo de exposição que podem fazer mal. Mas essa mesma exposição também pode nos fazer bem. Revelar inseguranças, medos, dividir momentos difíceis com pessoas conhecidas ou desconhecidas pode ajudar a aliviar o peso dos nossos problemas. Não sou a única a enxergar um caráter terapêutico no Facebook, no Twitter, no Orkut, nos blogs.

Alguns estudos relaciona hormônio que reduz ansiedade a redes sociais, publicar um simples tuíte pode aumentar os níveis de oxitocina - hormônio que diminiu níveis de ansiedade e estimula sentimentos de confiança e segurança no corpo do usuário. As informações são do blog de tecnologia Mashable.

Penenberg detalhou três experimentos para determinar a relação do hormônio com as redes sociais. Em um dos testes, os níveis de sangue dele foram monitorados enquanto ele postava um tuíte por meio do TweetDeck, explica o Mashable.

"Nos dez minutos entre as amostras de sangue, os meus níveis de oxitocina aumentaram 13,2%", disse Penenberg, segundo o blog. Os hormônios relacionados ao stress também diminuíram bastante no período observado.

E você acha que redes sociais é uma terapia? Como você usa essa e outras redes sociais?

Fontes: Folha Online, Revista Epoca

2 comentários:

Grazy Amorim disse...

Cah no auge de nossas emoções acabamos utilizando como terapia mesmo. Que por sinal descordo de tal ato que podem nos gerar enormes consequencias, enormes constragimentos. Muitas pessoas sentem a necessidade do desabafo e outros a necessidade de exposição! bjs Cah adorei o assunto abordado.

Dani Brito disse...

Olha, vicio na internet leva a pessoa à depressão, tanto porque o contato pessoal nada substitui. Nada substitui uma conversa num barzinho ou em qualquer outro lugar. Acho que o mundo virtual é uma delicia e fascinante, SE usado com sabedoria e principalmente com cuidado porque a gente se expõe muito e não da pra confiar demais em uma pessoa do outro lado da tela do computador, que você nem sabe ao certo de onde vem. Agora eu adoro blog! Realmente me sinto descarregada quando escrevo nele, é muito bom!
Beijokas, Cá !