sábado, fevereiro 04, 2012

O mundo é uma bola quadrada (ou História de um louco de boa memória)


O mundo é uma bola quadrada (ou História de um louco de boa memória)

Era meia-noite, o sol brilhava no horizonte. Um velho adolescente vestido sem roupa, com as mãos no bolso, contemplava de olhos fechados a beleza da natureza, e, calado, dizia:

- Prefiro mil vezes a morte do que perder a vida!

Longe dali, bem perto, um cego gritou com a voz baixa:

-Oh, que vejo!

O mudo respondeu:

- Que maravilha!

Naquele instante, horas depois, um careca sentado de pé numa pedra de pau, penteava a sua vasta cabeleira com um pente sem dentes, dizia a um surdo:

- O mundo é uma bola quadrada que gira parada em torno de nada.

O surdo adorou esta frase. Achou-a mais engraçada do que aquela que ele ouvira, no Ipiranga, que dizia “eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam, não é bonito mas é profundo”.

Enquanto isso, em um bosque sem árvores, os passarinhos pastavam pelo chão e as vacas voavam de galho em galho à procura dos seus ninhos.

Vendo tudo a quilo, lucidamente, achei que estava enlouquecendo, então corri vagarosamente para casa até chegar à porta da frente dos fundos de casa. Subi descendo as escadas , deitei meu paletó na cama e me pendurei no cabide, onde dormi. Dormindo tive o pressentimento que estava acordado então acordei e vi que eu estava dormindo. Muito tempo depois, um minuto, levantei vagarosamente rápido e dei marcha-a-ré no ventilador. O relógio marcava 20h para comprar um. Fui ao banheiro afinal era hora de jantar. Senti um gosto estranho na boca pois havia comido o guardanapo e limpado a boca com o bife.

Longe dali, bem perto, um cego lia um jornal sem letras, de cabeça para baixo, em que estava escrito “ os quatro profetas do mundo são três: Moisés e Elias”. Um bêbado completamente sóbrio disse que aquela verdade era uma mentira. Quando o cego olhou pra ele, aprendeu que as quatro maravilhas do mundo são três: a mulher e a cachaça.

terça-feira, janeiro 10, 2012

Coisas que me irritam

Imagem by Charada


Fofoca. Dor de dente. Dor de cotovelo. Gente sem noção. Mensagens-cabeça no msn. (Odeio e, por isso, exclui o meu). Telemarketing. Telefone. Gente que não tem nada a ver com a história. Imposto de renda. Falta de dinheiro. Falta de saúde. Falta de jeito. Falta de noção. Falta de pontualidade. Falta de atitude. Falta de humor! Ficar gripada no feriado. Minha impressora. Cólica. Jiló. A síndica do prédio. Gente pessimista. Engordar. Tédio. A violência no mundo. Gente que fala “é nuix”. Homem mudo por opção. Homem hetero que usa mais cremes que eu. Essa mania das pessoas falarem: já casou? Mulher que não tem personalidade, te imita em tudo e finge que é original. Frases sem créditos ao autor. Fotos sem crédito ao fotógrafo. Falta de respeito aos artistas. Falta de incentivo aos artistas que realmente precisam. Espinha (de qualquer tamanho, em qualquer lugar). Pinça ruim que não pinça nada. Piriguete que curte TUDO que seu namorado posta no facebook. Homem que faz luz no cabelo. Shampoo Dove. Segunda-feira. Gente que se faz de vítima. Bipolares não diagnosticados (e, consequentemente, não tratados). Caneta estourar dentro da bolsa. Jornal Nacional. Música ruim. Sapato que arranca o esmalte do dedão. Gente que acha que é muito amiga. Transporte público em Belo Horizonte. Pessoas com perfume forte que te abraçam e te impregnam com o cheiro. Escritoras famosinhas que te criticam e depois escrevem o mesmo que você (ser pessimista no amor é ultrapassado, meu bem!). Quebrar a unha. A faxineira te mandar SMS avisando que só volta daqui a duas semanas. Lavar louça. Ir à praia e se preocupar com o filtro–solar toda hora (da última vez eu fiquei com um vermelho em formato de coração no joelho). Ressaca. Fazer dieta. Políticos corruptos. Sentir ciúmes. Ficar sem tempo pra não fazer nada. Gente que só te pede favor (puta merda, caralho! Parem de pedir!). Gente que fala palavrão demais. Pseudo-intelectuais. Gente com visual muito moderno (tenho aflição e fico confusa). Homens com calça skinny que não sejam magrelos e não pertençam aos Strokes. Heteros mais sensíveis que eu (vocês estão de sacanagem, né)? Gente com mania de grandeza (“ tenho um carro tal, relógio tal, caneta tal”... FODA-SE, vai escrever com Bic, seu deslumbrado!). Pessoas que maltratam garçons e vendedores de lojas (me identifico com ambos. E sofro). Ex-namoradas do seu atual que nunca tiveram TPM (morram, vocês não são humanas!). Gente que tira foto SÓ pra postar no facebook e fingir que é feliz. Suco de caju (não posso esquecer disso nunca, é minha criptonita!). Viajar de ônibus com alguém do seu lado que come mexerica (ou queijo coalho). Filmes dublados (sempre com a voz da família Dinossauro – socorro!). Ficar no vácuo no What´s up. Dizer “te adoro” e ouvir: “OK”. E, o pior de tudo: descobrir que essa lista ainda nem começou...

(da série "não, eu não sou fofa" de Fernanda Mello) rs